sábado, 28 de março de 2015

Monte das Oliveiras

Do Monte das Oliveiras temos um panorama da cidade de Jerusalém, de lá pode ser visto: a Igreja de Todas as Nações (Basílica da Agonia), o Jardim do Getesemani e a Porta Oriental, também conhecida como Porta Dourada.

Monte das Oliveiras


Para o cristianismo, nenhuma montanha tem uma importância tão extensa e sentimental que o Monte das Oliveiras; este foi o local onde Jesus esteve por mais tempo durante suas passagens por Jerusalém. Do topo do monte apreciamos a vista da cidade velha de Jerusalém. É mencionado pela primeira vez na Bíblia quando o rei Davi estava fugindo de Absalão (II Samuel 15:30). 

Porta Oriental


Cada lugar que se passa em Israel, tem um significado, tem uma história e revela muitas profecias que estão relatadas na Bíblia. Uma delas é esta: a Porta Oriental. 
Das portas que rodeiam a "cidade velha" de Jerusalém, essa tem um significado muito especial. As profecias estão narradas no livro de Ezequiel, capítulo 45, quando fala que o Messias entrará no monte do templo. Isso já aconteceu há mais de 2000 anos atrás, e mais, fala que a porta seria fechada para que por ela, o Messias ao retornar, entrasse. (Ez 44). 
Durante a história de Israel, o Rei Saladino, para evitar o cumprimento da profecia, mandou que a porta fosse "selada" e os muçulmanos construíram um cemitério na frente, porque pelo mandamento judaico, um sacerdote não pode passar em cima de um lugar onde esteja enterrado algum morto, isso para não descumprir a lei e se tornar impuro (Números 19:16). 
Apesar de todo esse cuidado para impedir a volta do Messias, Ele voltará, e uma fenda se abrirá "Naquele dia os seus pés estarão sobre o Monte das Oliveiras, a leste de Jerusalém e o Monte das Oliveiras se dividirá ao meio [...] Zacarias 14:4.

Jardim do Getesêmani

Foto: Ana Cláudia Thá Nassif

No dia que chegamos para orar no Jardim do Getesemani, quase não conseguimos entrar. Havia uma "invasão" de indianos que, em procissão, celebravam a páscoa. Andavam cantando muito, não conseguíamos entender a letra, mas observamos bem a alegria daquela multidão entre as ruas estreitas do entorno do Jardim.  É uma área pequena, mas o ponto de encontro de todos os turistas pelo seu significado. Sentamos em um espaço ao lado da Igreja, e por alguns momentos, o pastor Michel meditou com o grupo. 

Igreja da Agonia



Tânia, a bela, a fera a D+.

Também conhecida como Igreja das Nações, a igreja fica ao lado do Jardim do Getsêmani, aos pés do Monte das Oliveiras, este era um dos locais que Jesus encontrava com seus apóstolos. Segundo os Evangelhos, foi neste local, onde Cristo e seus companheiros teriam orado antes do seu aprisionamento, na véspera da paixão.
Esse templo foi construído no século 20 sobre fundações do século 4, com contribuições de fiéis de todo o mundo, inclusive do Brasil.


Nenhum comentário:

Postar um comentário