quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Dia a Dia na Terra Santa da Ásia Menor

Dia 09 de outubro de 2014

Istanbul é conhecida como a cidade das mesquitas. Informações, não confirmada, afirma que há cerca de 2000 em toda a Turquia. O que podemos observar de qualquer lugar são os minaretes. Visitamos a Mesquita Azul, a Basílica de Santa Sofia e o Hipódromo Romano; andamos pelo centro da cidade, exatamente aonde há um obelisco que identifica o marco zero um memorial a antiga Constantinopla.


Marco Zero da antiga cidade de Constantinopla. 
Neste local, existiu o famoso Hipódromo, que foi construído no século II d.C. pelo Imperador Romano Septimio Severo, mas foi Constantino, o Grande que ampliou. Na época acontecia muitos espetáculos, porém, o que a população mais gostava, eram as corridas de carro. Foi também, na época do Império Romano e Bizantino, um centro de recreios, festejos, desportos, e de grande animação do século X. Também foi cenário para conjuntos musicais, bailarinos, acrobatas e lutas com feras.  Hoje, este obelisco, trazido do Egito, é um marco desse tempo da história dos turcos. 

No centro histórico de Istambul, bem pertinho do Hipódromo ficam dois dos principais monumentos e centro de visitação da cidade: A Basílica de Santa Sofia e a Mesquita Azul. Os dois monumentos estão separados por um grande e belo jardim.



A cidade mescla o estilo antigo e o moderno, e ao caminhar pelas ruas de Istanbul pode-se ver esse cenário: muros da antiga Constantinopla que nos lembram a passagem dos apóstolos Pedro, João e Paulo por essa região.

E no final do dia, após o jantar, todos se reuniam para o momento devocional. Esse foi o primeiro dos encontros que aconteceram diariamente. Momento de aprendizado e edificação espiritual.



Nenhum comentário:

Postar um comentário