terça-feira, 7 de outubro de 2014

Dia a Dia na Terra Santa da Ásia Menor

7 de outubro de 2014
Destino: Embarcamos no Aeroporto Afonso Pena às 19 horas para Guarulhos em São Paulo. Nosso voo para Istanbul estava previsto para 3 horas do dia 8 de outubro, no grupo, 16 pessoas, (não estão todos nesta foto). Partimos com muita expectativa para a Turquia e a Grécia, chegamos em Istanbul, às 21h35, do dia 8 de outubro, são 6 horas de diferença do fuso horário.

TURQUIA – UM DOS PAÍSES QUE FAZEM PARTE DA NOSSA BÍBLIA

ALGUNS FATOS BÍBLICOS NA TURQUIA

Paulo nasceu na Turquia em Tarsos (Atos 9:11).
João se mudou para a Turquia 20 anos depois da ressurreição de Jesus, mais precisamente para Éfeso onde até hoje se encontra seu “suposto” túmulo.
De Éfeso o apóstolo João é levado para Patmus e de lá recebe a revelação de Jesus sobre as 7 igrejas, todas na Turquia.
O apóstolo Filipe, Pedro, Paulo e João se relacionam com igrejas na Turquia. Antioquia aonde o evangelho foi pregado é na Turquia (Atos.6:5/Gal.2:11).
Os locais turcos citados no Antigo Testamento, também são inúmeros, Abraão manda seu servo escolher uma esposa para Isaac em Zeugma, na Turquia.
A Arca de Noé pousou após o dilúvio no monte Ararat, na Turquia (Gn.8:4).
Noé, pela tradição foi sepultado na Turquia.
Quem nunca ouviu falar na batalha de Tróia, Tróia é na Turquia.
O apóstolo Paulo fez três viagens á Capadócia que é na Turquia (Atos 2:9).
Os Gálatas que receberam as Cartas de Paulo estavam na Turquia, na região da Galácia (Atos 16:6).
A carta aos Colossenses foi dirigida a igreja localizada na cidade turca de Colossos, próxima de Laudicéia, na Turquia (Col.1:2).
Os rios Tigres e Eufrates, muito mencionado no antigo testamento estão também na Turquia.
Éfeso, aonde o apóstolo Paulo prega contra a deusa Diana e arruma uma confusão com os fabricantes das estatuetas de Diana é na Turquia, para a igreja que estava em Éfeso ele também manda a sua carta chamada Carta aos Efésios, na Turquia.
Também o apóstolo Paulo desce a Troade onde teve uma visão, Troade é na Turquia (At.16:8).
Além desses citados, muitos outros pontos, mencionados na Bíblia, podemos encontrar na Turquia, chamada muitas vezes na bíblia como Ásia menor.
Na época que o transporte aéreo não existia a Turquia era um importante ponto de passagem que ligava a Ásia com a Europa, talvez essa importância tenha feito os apóstolos colocarem tanto empenho no crescimento da igreja na Turquia. Não podemos esquecer que o Templo de Jerusalém deixa de ser o local da adoração e dos sacrifícios e é destruído como profetizado pelo Senhor. Os apóstolos entendem isso e saem de Jerusalém para os confins da terra incluindo a Turquia como sede das principais igrejas na época.
Nesta viagem podemos conhecer todas as cidades aonde se encontram as sete igrejas do Apocalipse. Algumas ainda existem com outro nome, como é o caso de Tiatira e Philadelphia, umas ainda mantêm o nome como Pérgamo e Esmirna, outras, só podemos conhecer as ruínas e já não existem mais como Laudicéia, Éfeso e Sardes. Independente do que encontramos nestas cidades o passeio é imperdível para todos que buscam mais conhecimentos bíblicos práticos.

Te motivo a colocar a Turquia como um importante local a ser conhecido por todos nós cristãos, ela tem muito a oferecer e com certeza pode ser chamada a Terra Santa da Ásia Menor.

Aeroporto Afonso Pena - 07/10/2014
Palavra pastoral antes do embarque.

Quase na hora do embarque. Aeroporto de Guarulhos/SP - 08/10/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário