segunda-feira, 26 de agosto de 2013

MASSADA

Um dos lugares mais excitantes e mais procurados pelos turistas em Israel porque conta a história de perseverança e poder, fé e rendição, aspiração e um fim trágico. As ruínas de Massada estão localizadas no deserto da Judeia, ao sul de En-Gedi e de lá avista-se o Mar Morto.
Neste local existiam palácios, tornou-se uma fortaleza importante para os judeus zelotes que lutavam contra a ocupação romana no século I d.C.; foi concluída por Herodes, ele construiu um palácio, com sistema sistema coletor de água da chuva e muros fortificados que permitiam longos períodos de isolamento.  
Um período, o controle foi dos romanos, depois passou para os judeus que transformaram em postos militares avançados. Voltou para o controle dos romanos, após ser atacada, e os 960 romanos, ocupantes da fortaleza, para não se tornarem escravos, indicaram dez homens para matar todos os homens, mulheres e crianças e um deles foi escolhido para matar os últimos dez inclusive a si próprio. 
O Conselho de Gamaliel, em Atos 5:38-39, provou-se verdadeiro em Massada: embora os judeus zelotes alojados ali comandassem rebeliões notáveis, seus planos bem elaborados foram por fim frustados porque eram planos humanos, não provinham de Deus.
Fonte: Bíblia de Estudo Arqueológica - NVI - Ed. Vida, 2013- p. 1775. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário